quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20

Em junho de 2012 dos dias 13 a 22 na cidade do Rio de Janeiro vinte anos após a ECO-92, mais de 45 mil participantes, entre chefes de governo e membros da sociedade civil voltaram a se reunir, por entenderem que não podemos mais ficar adiando a proteção do meio ambiente para 2020.
Como resultado da conferência foi elaborado um documento intitulado " O Futuro que queremos"http://www.uncsd2012.org/thefuturewewant.html
Que apontou a pobreza como sendo o maior desafio a ser vencido.
O texto do documento também defende o fortalecimento do programa da ONU para o meio ambiente(PNUMA) e a criação de um órgão político para apoiar e coordenar ações internacionais para o desenvolvimento sustentável.
Além disso os 188 países presentes à RIO+20 se comprometeram a investir 513 bilhões de dólares em projetos , parcerias, programas e ações nos próximos dez anos nas áreas de transporte , economia verde, energia, proteção ambiental, desertificação, mudanças climáticas e outros.

Um comentário:

  1. Acredito que o simples anúncio da quantia de recursos a ser disponibilizada sem a correspondente condição de como estes recursos vão ser gerenciados e distribuídos fica difícil para implementar medidas realmente eficientes para a proteção ambiental.

    ResponderExcluir