Em 1997 foi a vez de Kyoto, no Japão
de sediar a terceira conferência das partes (COP3), que resultou no protocolo de Kyoto. O documento foi um dos mais importantes marcos para a preservação do meio ambiente por definir compromissos mais rígidos para a redução da emissão de gases do efeito estufa principal causador do aquecimento global. A COP presidida pelo diplomata argentino (à direita) resultou na assinatura do protocolo de Kyoto. O protocolo de Kyoto propôs um calendário para países industrializados reduzirem as emissões combinadas de gases de efeito estufa. Para que pudesse começar a valer, seria necessária a ratificação de pelo menos 55 países que juntos deveriam corresponder por pelo menos 55% das emissões de gases do efeito estufa. O protocolo entrou em vigor em Fevereiro de 2005, mesmo sem a adesão dos Estados Unidos um dos principais emissores de gases de efeito estufa.
Importante: COP é o órgão máximo da Convenção do clima, composta pelos países que a ratificaram e são responsáveis pela sua implementação. A primeira reunião - COP 1, foi realizada em 1995, em Berlin, na Alemanha.
Recomendo também a consulta do livro de minha autoria "Recursos Hídricos da Região Metropolitana de São Paulo, a sua participação faz a diferença" pag.234 à disposição nas principais bibliotecas de São Paulo e Região Metropolitana e na Biblioteca municipal Mário de Andrade.
Para complementar as informações aqui postadas consultem também o marcador Mudanças Climáticas deste Blog.
ResponderExcluirCaso não encontrem o que procuram ou não consigam esclarecer a dúvida escrevam um comentário que terei prazer em esclarecer o que estiver ao meu alcance.