quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conferência de Durban- COP17 de 2011

A COP17 também chamada de Conferência das Mudanças Climáticas realizada em Durban, África do Sul, reuniu representantes de 190 nações para decidir se renovavam ou não o Protocolo de Kyoto.
Os representantes dos países presentes assinaram um acordo de controle da produção de gases de efeito estufa que deverá ser aprovado em 2015 para ser colocado em prática em 2020. Ambientalistas do mundo todo não concordaram com o acordo devido a urgência de medidas para conter a degradação ambiental.
Além deste acordo os países participantes entenderam que era necessário criar um fundo financeiro, chamado Fundo Verde do Clima, para ajudar nas medidas necessárias para conter as emissões. Os diversos países juntos farão um primeiro aporte de 100 bilhões de dólares.
http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/iniciativas/acordos-globais/print

Um comentário:

  1. Entendo que a proteção do meio ambiente não deve ser encarada como um negócio jurídico que precisa de financiamento para dar certo. Já existem tecnologias disponíveis que podem ser utilizadas nas atividades cotidianas e nas atividades econômicas para que se construa dentro da sociedade a cultura de práticas sustentáveis. A proteção ambiental precisa primeiro de uma mudança de postura por parte da sociedade para que depois se direcione os recursos financeiros de uma forma eficiente através das políticas públicas.
    Dou exemplos: controle do desperdício de água, reciclagem, coleta seletiva, consumo consciente, utilização de matrizes energéticas limpas etc. Enquanto a sociedade não incorporar a consciência ambiental não adiantarão os recursos financeiros.

    ResponderExcluir