quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conferência do Meio Ambiente de 1992 no Rio de Janeiro

Participaram da Rio-92 172 países, representados por aproximadamente 10 mil participantes, incluindo 116 chefes de Estado. Integrantes de cerca de 1.400 organizações não governamentais também receberam credenciais para acompanhar as reuniões. Desde então, o papel dessas entidades foi se tornando cada vez mais importante nas negociações internacionais sobre o meio ambiente. Esta Conferência foi de muita importância para o Meio Ambiente, pois os chefes de Estado dos 172 países estavam presentes e todos realmente focados e dispostos a participar para a preservação ambiental utilizando-se de práticas para mitigar os efeitos da poluição, da emissão de gases causadores do efeito estufa, do desmatamento, enfim uma gestão consciente dos recursos naturais na exploração das atividades econômicas  e cotidianas.
Como resultado desta conferência foram produzidos vários documentos:

2 comentários:

  1. A adesão que obteve a Conferência do Meio Ambiente mostra a preocupação global com a degradação ambiental e a consequente escassez dos recursos naturais vitais para a sobrevivência humana.
    Por causa desta adesão foi possível a definitiva utilização do conceito de sustentabilidade que influenciou a elaboração de documentos importantes que até hoje são utilizados para proteger o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Os documentos são:
    -Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento;
    -Agenda 21;
    -Princípio para a administração sustentável das florestas;
    -Convenção da Biodiversidade;
    -Convenção sobre a Mudança do Clima.
    Estes documentos estabeleceram diretrizes para a elaboração de toda a legislação ambiental brasileira, que está disponibilizada e comentada nos respectivos marcadores deste Blog.

    ResponderExcluir