quarta-feira, 13 de agosto de 2014

crise da água - soluções






Crise de abastecimento de água e as obras para solucioná-la 






Existem soluções de médio e longo prazo para resolver a crise da água que foram tomadas pela empresa de Abastecimento e Saneamento de São Paulo - SABESP com o apoio do governo do estado de São Paulo .



MEDIDAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO:


A primeira delas é a construção de um novo sistema de abastecimento ,através de uma parceria público privada entre a SABESP e as empresas Camargo Correa e Andrade Gutierrez.
O sistema São Lourenço que vai trazer água da represa de Ibiúna formada pelo rio São Lourenço e trazê-la por 83 quilômetros até São Paulo, para abastecer o  oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Seguindo o link abaixo disponibilizado pela empresa na internet encontra-se informações oficiais da obra. 

A outra obra que ainda depende de licenciamento e autorização da ANA (Agência Nacional de Águas) e da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) é a obra que vai transferir a água (5m³/s) da represa de Jaguarí (não confundir com a represa do Jaguari em Bragança Paulista) que situa-se na cidade de Iguaratá no Vale do Paraíba em São Paulo , para a represa do rio Atibaia que faz parte do Sistema Cantareira e que fica na cidade de Nazareth Paulista.


A SABESP ,através de parceria público privada , no reservatório do rio Taiaçupeba,  um dos reservatórios do  Sistema Alto Tietê, também concluiu obra para aumentar a disponibilidade hídrica em 7% dos sistemas integrados da Região Metropolitana de São Paulo. 



A SABESP também concluiu obra para aumentar a disponibilidade hídrica do Sistema Guarapiranga através da utilização do rio Taquacetuba, um dos formadores do reservatório Billings. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário