quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como proceder em tempos de racionamento

Imagine acordar de manhã e não poder escovar os dentes e fazer sua higiene pessoal e tomar o seu café para poder sair para trabalhar.
Esta será nossa realidade a partir de Abril de 2015 , mês que as   autoridades do poder público divulgaram começará o rodízio de cinco dias por semana.
É evidente que as pessoas vão começar a estocar água em casa, para, pelo menos, beber e poder fazer sua higiene pessoal. E para lavar roupa? limpar a casa?



Realmente teremos que nos preparar para mudar nossos hábitos e conceitos e pensar em propostas para vivenciar um novo modelo de civilização sustentável.
É importante que a sociedade faça uma reflexão e se desapegue de todos os preconceitos e adote hábitos mais simples e se utilize dos recursos naturais de forma racional.
Vamos analisar num primeiro momento as medidas de médio e longo prazo que estão sendo tomadas para resolver o problema:

MEDIDAS A MÉDIO E LONGO PRAZO

O governo de Geraldo Alckmin anuncia obras para reduzir a dependência do Sistema Cantareira que como também abastece a Região Metropolitana de Campinas  foi o mais atingido pela estiagem.
As obras estão sendo feitas no Sistema Alto Tietê para transpor água deste sistema para a Represa Jaguarí (uma das represas do Sistema Cantareira)  que foi a mais atingida pela seca, Este trabalho está sendo possível através de parcerias público privadas. Também estão sendo feitas obras no sistema Cotia - Guarapiranga com o mesmo objetivo  e, também no Sistema Billings .

Quando o governo anunciou que iria fazer obras para poder aumentar a disponibilidade hídrica  do manancial da Billings,  uma parcela da população ficou preocupada , pois sabe que a represa está em sua maior parte poluída , por metais pesados e esgoto proveniente das habitações irregulares que se instalaram as margens do reservatório. No entanto, a SABESP, já a muitos anos , explora um braço da represa que é chamado de Sistema Rio Grande. Rio Grande é o principal tributário do reservatório e nasce no Parque das Nascentes de Paranapiacaba. A empresa dispõe de Estação de tratamento de água já construída para tratar a água que vem deste rio.
Além disso, existe o Sistema Rio Claro que é abastecido pelo reservatório do Ribeirão do Campo , um dos tributários do rio Tietê.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário