terça-feira, 21 de abril de 2015

Desmatamento da Amazônia


Imagem do mapa de desmatamento da Amazônia da IMAZON- Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia
O colorido em rosa representa a área já afetada pela degradação do desmatamento.





Infelizmente, o desmatamento da Amazônia  segue aumentando ano a ano e comprometendo assim o regime hídrico brasileiro e do mundo.
É uma pena, que existam vários setores da sociedade que ainda não estão conscientes da importância da cobertura vegetal para a proteção dos mananciais e, também, para permitir que as florestas possam continuar a fornecer os serviços ambientais fundamentais para nossa sobrevivência.

Se desmatar for extremamente necessário, no desenvolvimento alguma atividade é importante  instituir CORREDORES ECOLÓGICOS, Lei do Sistema Nacional das Unidades de Conservação, aliados às práticas sustentáveis, para que possamos proteger a biodiversidade , o regime hídrico,  os mananciais e os serviços ambientais que previnem o efeito estufa e as mudanças climáticas.
  .



O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON publica regularmente relatórios sobre o desmatamento na Amazônia abaixo temos o link para poder consultar.

http://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/transparencia_florestal/amazonia_legal/SAD-Janeiro2015.pdf

Faz parte do IMAZON o SAD - Sistema de Alerta de Desmatamento e que divulga periodicamente os relatórios de desmatamento.

Abaixo temos o link do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que também  contribui fazendo pesquisas sobre os dados disponíveis sobre mudanças climáticas e suas consequências.

http://www.google.com.br/webhp?nord=1&gws_rd=cr&ei=gbM2VZadN9i3yATczIHQCg#nord=1&q=instituto+nacional+de+pesquisas+espaciais

Recomendo a visualização dos marcadores abaixo para complementar a leitura desta postagem

Marcador CódigoFlorestal
 http://www.juridicamenteverde.com.br/search/label/C%C3%B3digo%20Florestal

Marcador Mudanças Climáticas

http://www.juridicamenteverde.com.br/search/label/Mudan%C3%A7as%20Clim%C3%A1ticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário